O que você tem feito na “quarentena”?

Todo mundo sabe que a orientação das autoridades da área de saúde e do governo é de se manter em isolamento social dentro de casa nesse momento de pandemia do coronavírus.

Sabemos que é uma medida impopular, mas bastante necessária.

Mas o que fazer para passar por esse isolamento de uma maneira menos maçante e mais proveitosa possível?!

1. Trabalhe muito

Como já diz um velho ditado: “O trabalho dignifica o homem”.

Esse ditado se faz ainda mais presente agora.

Se você está trabalhando de casa, seja você um trabalhador assalariado ou um empreendedor, produza ainda mais.

Isso ajuda a ocupar a mente, para evitar ficar pensando o tempo todo na pandemia e ajuda você a se tornar um profissional/empresário melhor. Essa última parte é de extrema importância.

Muitas empresas já estão passando por grandes dificuldades e, certamente, muitas delas irão diminuir o seu quadro de funcionários. Aqueles que estão demonstrando comprometimento com o trabalho, ainda mais que antes da pandemia, com certeza não estarão entre os primeiros da lista de dispensa.

Para quem empreende as dificuldades podem ser ainda maiores. Portanto, trabalhe o dobro, o triplo, para salvar o seu negócio e tentar deixá-lo ainda melhor para quando passar esse momento.

Muitas das mudanças de comportamento que nos habituarmos nesse momento, deverão ser permanentes.

Portanto trabalhe mais, cresça profissionalmente e se prepare para as mudanças que já estão acontecendo.

2. Cuide da saúde física e mental

Não deixe de exercitar o físico e a mente. Nesse momento, isso ajuda muito no controle da ansiedade e da forma física, já que em casa tendemos a comer mais e descuidar da balança.

Para aqueles acostumados a treinar só na academia ou na rua podem estar com certa dificuldade (ou preguiça) para treinar em casa. Aqueles que já eram sedentários então, devem ter achado mais uma desculpa para não se exercitar.

Saia do sendentarismo e da preguiça. No youtube há diversos canais que ensinam a se exercitar em casa. E tem um aplicativo de exercícios curtos (5-30 mins) muito bom que pode ajudar: o Freeletics

Para cuidar da mente eu recomendo meditação.

Eu medito há algum tempo e tem me ajudado muito com a ansiedade, aumento do foco e da qualidade de vida. Recomendo fortemente a prática. Existem alguns aplicativos de meditação guiada, que vão te auxiliar. Irei citar três que já experimentei:

  • Headspace
  • Lojong
  • Zen

3. Ajude nas tarefas domésticas

Creio que a maioria das pessoas liberou a empregada doméstica/diarista do trabalho (importante não deixar de pagar esse profissionais, se possível).

Então se não quiser viver num chiqueiro (rsrs), terá que limpar a casa, cozinhar, lavar a louça, etc.

Se você não mora sozinho, divida as tarefas da casa. Não deixe tudo a cargo de uma pessoa só. Aqui em casa, eu e a minha esposa estamos dividindo tudo. Ela cozinha, eu lavo a louça. Eu limpo a cozinha, ela a sala. E assim vai…

Importante manter o lugar que estamos passando a maior parte (senão a totalidade) do tempo limpo e agradável. E esse trabalho deve ser feito em equipe.

4. Aprenda e produza

Sabe aquele projeto guardado no “fundo da gaveta” que você sempre espera ter um tempo, uma oportunidade para começar? Pois é, a hora chegou!

Todo mundo tem (ou deveria ter) alguma coisa útil que gostaria de aprender ou algum projeto que gostaria de iniciar. Seja aprender uma outra língua, começar a escrever um livro, criar um blog, fazer um curso, etc.

COMECE!!

Nem que seja bem devagar, um pouquinho a cada dia. Mas comece. Pode ter certeza que o primeiro passo é o mais difícil. Depois que você tomar coragem e iniciar, as coisas vão fluindo.

Quer começar um livro? Comece escrevendo 2 linhas por dia. Quer aprender inglês? Estude 10 minutos todo dia. Apenas comece! Qualquer passo que você der hoje já melhor que o dia de ontem que você não deu passo nenhum.

Se servir de inspiração, eu mesmo comecei esse blog durante a “quarentena”.

5. Se divirta

Assista filmes, séries e “lives, jogue algum joguinho que você goste, fale com seus amigos e família em videoconferência, etc.

Essas horas de lazer sem fazer nada produtivo também são importantes para relaxar e desestressar.

Só tem que ter cuidado para esse tempo de “lazer” não ser exagerado. A maior parte de tempo deve ser usada para coisas produtivas. Você deve sair desse confinamento melhor do que entrou.

Portando, se divirta, mas aproveite esse tempo em casa para evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Um comentário em “O que você tem feito na “quarentena”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s