Para que serve a Reserva de Emergência e como fazer a sua

Você está com seu emprego garantido e sua empresa funcionando normalmente. De repente, vem uma pandemia e você não sabe mais se continuará empregado ou se sua empresa continuará funcionando. Mas as contas não param de chegar. E agora?

Já tem um tempo que você está precisando de uma geladeira nova. Andando pelo shopping, você encontra uma promoção relâmpago: “30% de desconto à vista, dinheiro ou débito”. Cadê a grana?

Apareceu uma emergência de saúde e precisa de atendimento de um médico que só atende particular e em dinheiro. “Não posso esperar!!”

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos da importância de se ter uma Reserva de Emergência (RE).

A RE não deve ser considerada um investimento e deve ser formada antes mesmo de quitar as suas dívidas.

Algumas características importantes da RE:

  • Alta liquidez;
  • Baixo risco;
  • Deve ser no montante de 3 a 6 meses das despesas mensais;

E onde devo aplicar a minha RE?

A maior parte da sua reserva de emergência deve ser na poupança! “Mas a poupança não rende nada”. Como já dito, a RE não é investimento. É um valor guardado para te “salvar”de imprevistos e de gastos imprevisíveis que não podem esperar. E a aplicação com essas características (liquidez imediata + baixo risco) é a poupança.

“Mas e o Tesouro Selic?. Também tem alta liquidez e baixo risco”. O Tesouro Selic não tem liquidez imediata. Geralmente o resgate cai na sua conta em d+1 (primeiro dia útil após o resgate). Isso sem contar os momentos que o Tesouro Direto fecha para negociações. Então, não da para confiar quando se fala em RE. Acredite, quando você mais precisar o Tesouro Direto vai te deixar na mão.

Esse montante de 3 a 6 meses de suas despesas mensais, pode ser adequado de acordo com as particularidades de cada um. “Sou servidor público, tenho estabilidade, todo mês meu salário cai certinho”. Esse pode ter uma RE menor. “Já eu, tenho uma renda sazonal. As vezes fico meses sem receber nada”. Esses devem ter uma RE maior.

Portanto, faça a sua reserva de emergência na poupança, a dimensione de acordo com as suas particularidades e garanta a sua tranquilidade. Pois pode ter certeza que um hora você vai precisar.

2 comentários em “Para que serve a Reserva de Emergência e como fazer a sua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s