Do que você tem medo?

Muita gente tem um projeto que deseja colocar em prática. Quer iniciar um blog ou um canal no youtube, quer abrir um negócio próprio ou mudar de emprego, escrever um livro, etc. Ou seja, querem produzir algo diferente do que faz atualmente.

Mas, geralmente, a ideia fica para depois. Um “depois” que muitas vezes se transforma num nunca. “Tenho medo de perder dinheiro com isso”. “Tenho medo de isso não dar certo e eu perder meu tempo”. Enfim, são diversas as desculpas e medos que as pessoas têm para não começar.

Mas a maior parte desses medos são só um disfarce para o verdadeiro medo: o medo da CRÍTICA.

Qualquer coisa que você quiser fazer diferente sempre terá alguém para criticar. Vão criticar o seu canal, vão criticar por ter saído da zona de conforto para empreender, vão criticar sua vontade de trocar de emprego…enfim, vão te criticar por você tentar fazer algo diferente.

Mas saiba de uma coisa: Você não deve nada a ninguém. A maioria dos que te critica é porque não tiveram a coragem de fazer o mesmo que você ou não torcem pelo seu sucesso. Não tenha medo da crítica. Isso não te mata. Isso é só uma visão que alguém tem de você e não quem você é.

E se o negócio der errado, e pode ter certeza que inicialmente vai dar, ai virão os sabidos falar: “Eu não te avisei que não daria certo?!”.

Você vai tentar, será criticado. Vai errar, será criticado. Mas cada vez que você tenta e erra você aprende algo, evolue e melhora para a próxima tentativa.

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”

Martin Luther King

Vou citar o meu exemplo: Em 2008 comecei a me interessar pelo mercado financeiro, especialmente pelo investimento em ações. De lá pra cá tenho estudado, lido, feito cursos, enfim, aprendendo sempre. De uns anos para cá me interessei, também, por desenvolvimento pessoal e mentalidade de crescimento. Investimentos e desenvolvimento pessoal estão mais ligados do que você pode imaginar.

Sim, voltando ao exemplo. Já tinha uns 5 anos que eu tinha (e continuo tendo) um projeto de compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Mas sempre procrastinava com uma desculpa, um medo. No meio de 2019 resolvi começar. Comecei pelo instagram, mas não me adaptei ao estilo de textos curtos e sempre ter que ter uma imagem associada. Então, esse ano, resolvi criar esse blog. Já cheguei no meu objetivo final? Não! Mas se não tivesse iniciado, tivesse deixado o medo tomar conta, nunca teria aprendido com as experiências e evoluído.

Se você não começar, não fazer (pode ser qualquer passo pequeno), você nunca terá a chance de errar, aprender e evoluir para mais um passo. A ÚNICA manerta de você conseguir qualquer coisa na vida é experimentando, errando, aprendendo e evoluindo para uma nova tentativa.

Esqueça as críticas. Ninguém morre por isso. O errado é quem crítica e não quem tenta.

E, geralmente, as críticas veem de pessoas que mal te conhecem e não são pessoas com quem você deve se importar. Seus verdadeiros amigos e pessoas que te amam estarão sempre ao seu lado, te apoiando.

Portanto, ligue o FODA-SE e vá em frente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s