O Deserto dos Tártaros

Um jovem oficial, Giovanni Drogo, é enviado ao Forte Bastiani, no meio do nada e em frente a um deserto, o Deserto dos Tártaros. Lá, ele, junto com outros militares de carreira, aguardam a chegada do inimigo (os Tártaros), para travarem uma guerra onde podem sair como heróis e se vangloriarem.

Acontece que nesse deserto já não há sinais de vida há muito tempo e a espera pelo inimigo pode não ter fim. Com isso, a permanência no Forte vai perdendo sentido.

Drogo tem chance de sair lá e mudar de vida. Só que, com o passar do tempo, ele vai se acostumando com a vida no Forte e continua na esperança de que a inimigo chegue, aconteça a guerra e ele seja glorificado.

Só que esse dia nunca chega. E a espera no Forte vira uma reflexão da vida de Drogo, que vê soldados chegando e saindo, seus amigos da cidade se desenvolvendo e formando famílias, enquanto o tempo vai passando e sua vida continua sem sentido numa espera infinita de que algo aconteça e mude a sua história.

E no final, quando algo importante parecia que iria ocorrer na vida de Drogo…. Leia o livro e descubra.

“A ampulheta avança sem pedir licença, não espera que a acompanhemos em sua voracidade, tudo depende da nossa percepção do que vale a vida e do que a mesma merece que com ela façamos. A areia que se esvai por entre os dedos está em nossas mãos. Os dedos são nossos e o que fazemos com a areia que entre eles escapa é nossa decisão, só nossa”

O Deserto dos Tártaros (Dino Buzzati)

O Livro publicado originalmente em 1940 pelo escritor italiano Dino Buzzati e eleito pela crítica como um dos melhores do século XX, traz uma reflexão sobre qual o nosso papel e comportamento na vida.

Você é como Drogo, que permanece passivo, sempre esperando que algo caia do céu e mude a sua vida? Ou é o protagonista dela, que “corre atrás” do seu crescimento, do seu sucesso e faz a mudança?

Você deixa a vida te levar ou você leva a sua vida?

A narrativa do livro é muito bem feita e vale muito a leitura e a reflexão.

2 comentários em “O Deserto dos Tártaros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s