Como analisar ações para investir de uma maneira (bem) simples e eficaz

A maioria das pessoas acha que precisa ter muito conhecimento, saber tudo de contabilidade, analisar planilhas e gráficos, para escolher boas empresas (ações) para ser sócio. Mas não precisa nada disso e eu vou provar para você.

Mas como escolher quais ações comprar?

Atualmente, existem inúmeras casas de researches que recomendam ações. Ou você pode passar na rua e ver aquele loja lotada, ou aquele serviço de qualidade, e pensar: “humm, essa empresa deve ser boa, vou comprar ações dela”.

Mas é assim que decido quais empresas investir? NÃO!! DE JEITO NENHUM. Você não deve nem seguir recomendações e, muito menos, comprar ações de empresas só porque você gosta delas.

Antes de aprofundarmos em como analisar empresas de uma forma simples, você deve conhecer alguns indicadores:

  • EBITDA, também conhecido como LAJIDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização): Avalia o resultado operacional da empresa, ou seja, quanto a empresa gera de recursos provenientes apenas da sua atividade fim. Deve ser constante e crescente.
  • Dívida líquida/EBITDA: Indica, pelo EBITDA atual, quantos anos a empresa demoraria para pagar a sua dívida líquida. Tirando raras exceções, para saber se a dívida da empresa é saudável e não muito alavancada, o indicador deve ser menor que 3.
  • Margem Líquída (lucro líquido/receita líquida x 100): Diz qual o percentual da receita líquida foi transformado em lucro. O ideal é que seja alta e esteja se mantendo ou aumentando. Mas há ótimas empresas que trabalham com margens baixas. Se for o caso, deve-se comparar com outras do setor.
  • FCL (Fluxo de Caixa Livre): representa a quantidade de dinheiro (caixa) disponível em uma empresa após todos os gastos serem quitados. Indica se a empresa tem gerado caixa ou “queimado” caixa. O ideal é que o indicador seja positivo. Algumas empresas precisam “queimar” caixa em algum momento para realizar investimentos, pagar dívida, etc. Mas se estiver com muitos anos de FCL negativo, não é um bom sinal.
  • Lucro Líquido: É o lucro final da empresa. O “dinheiro” que sobra para rentabilizar os acionistas. Deve ser constante e crescente. É o indicador mais importante. No longo prazo a cotação sempre segue o lucro. 

Existem outros indicadores específicos para alguns setores. Para analisar Bancos, por exemplo, você deve olhar outras variáveis, como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), margem financeira, etc.

Outro ponto importante a se olhar é a governança. Mas esse não é um indicador tão objetivo. Ai você tem que ler um pouco sobre a empresa, ver se não está metida em algum “rolo”, etc. Um item importante que pode-se verificar é se a empresa faz parte do Novo Mercado. Isso não garante que a governança seja boa, mas é um passo importante.

Há dezenas de outros indicadores e, com o tempo, você pode até gostar de alguns deles e passar a verificar também. Mas isso não garante que terá mais sucesso. Apenas pode te trazer mais segurança para investir e muitos deles mais atrapalha que ajuda.

Mas onde busco esses dados para análise?

Você pode pegar essas informações nos sites das empresas, na área de Relação com Investidores (RI). Basta procurar no google, RI empresa X (RI Itaú, por exemplo).

Mas existem sites especializados com os dados já tabelados e em forma de gráficos, onde a visualização é muito mais fácil e direta. Vou citar alguns deles:

  • Bastter.com
  • Statusinvest.com.br
  • Fundamentus.com.br
  • Sunoresearch.com.br/acoes/

O melhor e mais completo e, também, o único pago dos três é o Bastter.com. A assinatura não é cara, cerca de duzentos e poucos reais por ano e vale muito a pena.

O Statusinvest conheci recentemente. Apesar de não ser tão completo quanto o Bastter é muito bom. E, utilizando ele, junto com o Fundamentus, dá para fazer tranquilamente as análises, caso não deseje investir na ferramenta paga.

Agora vamos ao que interessa: como analisar

Como o site Bastter.com é pago e os quadros são exclusivos para assinantes, vou analisar utilizando o Statusinvest e o Fundamentus.

Mais fácil do que saber quais empresas investir é descartar aquelas que não se deve nem perder tempo olhando. Você pode descartar olhando a curva de lucros ao longo do tempo. Se a empresa não tem lucros consistentes, as ações não irão performar bem. Podem até ter uns momentos de alta, mas como eu já disse lá em cima sobre o lucro líquido. No longo prazo a cotação sempre segue o lucro.

Exemplos:

Curva do lucro líquido – empresa A
Fonte: Statusinvest.com.br
Curva do lucro líquido – empresa B
Fonte: Statusinvest.com.br
Curva do lucro líquido – empresa C
Fonte: Statusinvest.com.br
Curva do lucro líquido – empresa D
Fonte: Statusinvest.com.br

Observando as curvas de lucro líquido das empresas acima é difícil saber quais empresas descartar? NÃO! É facílimo. As empresas A e C não têm lucros consistentes e, o pior, vários anos com prejuízos. Só olhando isso, você não perde tempo e já elimina várias empresas. “Ah!! mas a empresa pode melhorar e bombar!!” Poder, pode. Mas a empresa há anos é ruim e só porque você comprou ela vai melhorar?!?

Após descartar as empresas que não devemos investir, vamos aprofundar a análise nas empresas não descartadas. Vamos escolher a empresa B.

Próximo ponto a olharmos na empresa é o EBITDA, que deve ser constante e crescente, assim como o lucro líquido.

EBITDA – empresa B
Fonte: Fundamentus.com.br

EBITDA – Ok

Agora, vamos analisar a Margem Líquida (de preferência não esteja em queda ano a ano) e a Dívida Líquida/EBITDA (ideal menor que 3).

Margem líquida e dívida líquida/EBITDA – empresa B
Fonte: Statusinvest.com.br

Observa-se que a margem vem se mantendo, 11,94 em 2015 até 12,59 nos últimos 12 meses, e a dívida líquida/EBITDA é negativa (-0,18), indicando que a empresa não tem dívida líquida, ou seja, o caixa é maior que a dívida bruta.

E por último vamos olhar o Fluxo de Caixa Livre (FCL), que pode ser medido como o fluxo de caixa das atividades operacionais + o fluxo de caixa dos investimentos. É importante que o FCL não seja negativo ano após ano, pois isso pode indicar que a empresa não seja viável financeiramente.

FCL – empresa B
Fonte: Statusinvest.com

Sem precisar fazer conta, olhando o somatório da primeira com a última linha, observa-se que o FCL é positivo desde 2015. Fácil!

Pronto, você já é capaz de analisar e achar ótimas empresas para se investir no mercado acionário. E quando olhar esses dados? Basta olhar uma vez por ano, preferencialmente em março, abril, que é quando a maioria das empresas divulga os seus balanços anuais.

Ademais, é muito importante perceber que não é porque a empresa teve 1 ou 2 anos de lucros piores que deve-se vender as ações. Tem que procurar compreender o contexto econômico do momento, verificar como andam os outros indicadores e entender que, para ser sócio, tem que aceitar os momentos de turbulência. Você pode observar que mesmo nas ótimas empresas (B e D dos exemplos) as curvas de lucros não sobem em linha reta. Há momentos de piora, que temos que aguentar e seguir na empresa.

Muita gente acaba gostando de conhecer mais as empresas e passa a estudá-las um pouco mais. Não há nada de errado com isso. Mas tenha cuidado para não ficar tomando o seu tempo e complicando as análises. Isso não vai te fazer mais rico. O que vai te enriquecer é o dinheiro fruto do seu trabalho, é ter mais de uma fonte de renda e sobrar mais todo mês para aportes maiores. E, acima de tudo, a paciência e o controle emocional, para deixar os juros compostos agirem no seu capital investido.

Enfim, há diversas outras maneiras de analisar empresas, algumas complicadíssimas, que exigem horas e horas de análises, planilhas, bola de cristal, etc. Que só de olhar a pessoa já desiste. Ai você prefere pagar alguma casa de research para te indicar as ações ou colocar em algum Fundo. Afinal, para isso que as análises complicadas servem, né?! Para vender o produto, os relatórios e cursos ou para você idolatrar um analista “inteligentíssimo”.


Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo que eu responderei.

6 comentários em “Como analisar ações para investir de uma maneira (bem) simples e eficaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s