Nunca confie em previsões, principalmente as econômicas

No dia 05/06, foi divulgado o payroll de maio nos EUA, que apresenta a criação (perda) de postos de trabalho no mercado americano.

Segundo o site da revista Exame, “enquanto se esperava uma perda de até 8 milhões de postos, foram criados 2,5 milhões, reduzindo a taxa de desemprego de 14,7% para 13,3%. Pelas projeções do mercado, o desemprego saltaria para 19,7%.”

Ainda, de acordo com a revista, “Foi o melhor payroll da história. Absolutamente todo mundo errou [as projeções]. Todos os analistas erraram muito”, afirmou Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.” e “Os números vieram extremamente melhores. A expectativa era de uma queda severa do mercado de trabalho. A diferença foi de 10 milhões de empregos.”

Previsões, sejam elas quais forem e, principalmente, as econômicas, NÃO SERVEM PARA NADA!!

Se tiver curiosidade, procure as previsões de inflação, Selic, dólar, bolsa, etc. do ano passado, para esse ano, ou de qualquer época, e compare com o real. Você vai se surpreender o quanto elas são bullshit.

“Não dê ouvidos a previsores econômicos ou a previsores nas ciências sociais (eles são meros fornecedores de entretenimento), mas faça a sua previsão para o piquenique.

A Lógica do Cisne Negro – Nassim Nicholas Taleb

O que eu quero passar para você é que NUNCA compre ou venda ações baseado em previsões ou notícias. Você, eu, ninguém no mundo sabe o que vai acontecer amanhã, quanto mais nos próximos meses ou anos. Pare de ler notícias e tirar suas conclusões sobre como será a política, economia, etc. para tomar suas decisões de investimentos.

Faça o seu planejamento, trace os seus objetivos e invista de acordo com o que você planejou. Não importa o dia de hoje e, muito menos, o que você acha como será o amanhã.

Você não sabe nada, nem eu e nem ninguém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s