Bolsa de valores, a Matrix do investidor

O filme Matrix, lançado em 1999, retrata a ideia futurista de um mundo dominado pelas máquinas/robôs, onde os humanos são meros “fantoches” usados para fornecer energia ao sistema.

No longa, homens e máquinas não vivem mais em harmonia e entram em guerra. Inicialmente as máquinas são alimentadas por energia solar. Os humanos, ao perceberem que estão perdendo essa guerra, encontram um meio de escurecer o céu, bloqueando a entrada da luz solar. Daí, as máquinas descobrem uma fonte de energia muito mais forte e poderosa que o sol, o corpo humano.

Assim, as máquinas conectam todos os seres humanos no sistema Matrix, onde eles passam a viver numa realidade que ocorre apenas em suas mentes. Na Matrix, as pessoas vivem num mundo fantasioso, em que possuem uma vida “normal”, com empregos, prazeres, vícios, “alegrias” e “tristezas”, mas apenas como se fosse um sonho em suas mentes. No mundo real, eles estão plugados em cabos, desacordados, fornecendo energia às máquinas. Ou seja, são escravos que alimentam o sistema enquanto “vivem” no mundo fantasioso da Matrix.

Algumas pessoas são tentadas a acordar dessa “realidade” fantasiosa. Para isso, elas devem escolher entre duas pílulas. A vermelha (red pill) ou a azul (blue pill). Com a “blue pill” eles continuam no mundo da Matrix, sendo manipulados e alimentando o sistema, ou seja, continuam vivendo no mundo da fantasia. Escolhendo a “red pill”, acordam para o mundo real. Viram protagonistas da própria história, deixam de ser manipulado e podem ajudar a libertar outras pessoas da Matrix.

Mas o que isso tem a ver com a Bolsa de Valores?

Tem tudo a ver!!

A bolsa de valores é a Matrix dos investimentos. Onde se vende o sonho de enriquecimento rápido, em que a maioria das pessoas são moldadas para comprarem e venderem ativos o tempo todo, alimentando o sistema (corretoras, bancos, casas de research, mídia, etc.).

A maioria das pessoas que “opera” na bolsa de valores é blue pill, ou seja, vive a fantasia do dinheiro rápido, muitas vezes viciada pelos tickers das cotações piscando verde e vermelho, como se fosse um jogo. São obcecadas em fazer dinheiro no curto prazo. Cada dia é uma batalha para conseguir tirar algo do sistema, sem saber que perdendo ou ganhando, a Matrix sempre se fortalece.

A Matrix controla as pessoas, as iludem e as fazem viciar, para que elas continuem a alimentando. Afinal, o sistema não pode morrer e é muito forte e organizado. São carteiras recomendadas que mudam o tempo todo, trade e day trade, estratégias com opções, casas de research, cursos prometendo ensinar a fazer fortunas no mercado e diversas mídias: “viva de bolsa”; “encontre a próxima ação que vai lhe render 1500% em pouco tempo, você não pode ficar fora dessa”… Enfim são diversos métodos que o sistema usa, para que você continue o alimentando.

Já os investidores red pill, não seguem a bolsa de valores, eles analisam as empresas. As empresas reais, feitas de lucros e de pessoas que ali trabalham e gerenciam. Não negociam por notícias, na verdade nem acompanham notícias. Têm visão de longo prazo. Não compram a ação ABCD3, eles se tornam sócio da empresa ABCD S/A. Acordaram para a realidade e se livraram da Matrix. De vez em quando precisam ir à bolsa para comprar o ativo. Infelizmente não é possível chegar na empresa e dizer que quer ser sócio minoritário e assinar um contrato. Porque se isso fosse possível, pode ter certeza que os red pill fariam.

“os lucros podem encorajar ou desencorajar um investimento em ações. Aquilo que ocorre com o preço das ações hoje, amanhã ou na próxima semana é apenas uma distração.”

Peter Lynch. O Jeito Peter Lynch De Investir

Eles usam a maior parte do tempo para produzir no mundo real, para se desenvolver, crescer e, com isso, ter chances de aumentar a renda para ampliar a participação nas empresas as quais são sócios.

Como se tornar red pill e deixar de ser blue pill?

Assim como no filme, é muito difícil sair do estado fantasioso da blue pill e virar red pill. Algumas pessoas acordam depois de muitos prejuízos, financeiros e/ou à saúde. Outros, mesmo com diversas perdas, continuam no vício do blue pill. O sistema é muito poderoso e nem sempre consegue se livrar dessa dependência.

A verdade é que ninguém pode atravessar a porta por você. O máximo que algumas pessoas podem fazer é te mostrar a porta. Mas a decisão e a ação de continuar sendo blue pill, ou se tornar red pill, é única e exclusivamente sua. 

Escolha a red pill e sejaricovctb!

Um comentário em “Bolsa de valores, a Matrix do investidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s