O maior segredo dos investidores de sucesso

Muita gente acha que para ter sucesso nos investimentos precisa ser um especialista. Acha que precisa saber escolher aquela ação que vai render 1000% e que precisa saber o timing exato de comprar e o de vender. Isso é IMPOSSÍVEL!

Primeiro, ninguém no mundo, pode ser a analista que for, preverá o rendimento futuro de uma ação. Segundo, quem procura timing de compra e venda nunca segurará a ação até atingir altos rendimentos. Ação se compra. Não se vende, pelo menos por motivo de rentabilidade ou de prazo (investimentos em renda variável não devem ter prazo).

Mas se eu não tenho como saber quais ações irão bombar, como eu terei uma carteira de sucesso e a chance de comprar um ou mais tenbaggers? (jargão usado no mercado financeiro para os ativos que multiplicam o investimento por 10)

O maior segredo de todo e qualquer investidor de sucesso é a DIVERSIFICAÇÃO!

Pense em algum empresário que você conhece, admire ou já ouviu falar. Agora, vá pesquisar as empresas e negócios dos quais eles são sócios. Você vai descobrir uma coisa comum a todos eles. Todos possuem diversos negócios e produtos. Ou seja, diversificam bastante.

Vou citar alguns exemplos para te ajudar: Jorge Paulo Lemann. O homem mais rico do Brasil, dono de empresas de bebidas como Ab Inbev (a qual a Ambev faz parte), de alimentos como a Heinz, de restaurantes fast foods, entre eles o Burger King, das Lojas Americanas e da B2W, mais conhecida como Submarino.com. Olhando só a Ambev, uma das empresas dele, você tem noção de quantos produtos vende? Pesquise. Se vendesse só Skol, provavelmente já estaria falida.

E o que falar de Jeff Bezos, dono da Amazon. Provavelmente a maior empresa do mundo atualmente, que atua desde o ramo de streaming de vídeos e músicas, passando por livros, Kindle e centenas de outros produtos, até a serviço de armazenamento em nuvem.

Conhece Warren Buffet? O maior investidor de todos os tempos. Mostro abaixo algumas das empresas da carteira dele:

Carteira Warren Buffett no final de 2019 (Berkshire Hathaway)

Em “others” tem várias outras empresas de menor participação e ai não estão inclusas as subsidiárias da Berkisire.

Com esses exemplos, você já deve ter percebido que os investidores e empresários de maior sucesso não apostam tudo em um ou dois negócios. Eles dividem seu capital em diversos ativos e diversificam bastante.

Mas porque o investidor deve diversificar?

Você deve estar pensando que diversificar ajudou esses investidores a ficarem ricos. Sim, ok, ajudou! Mas o ponto-chave é: diversificar os salvou de não ficarem pobres.

Já pensou se esses empresários fossem “all in” em uma empresa ou produto só? Se a Ambev só vendesse cerveja Antarctica? Ou se Amazon vendesse só livros? Talvez estivesse como a grande maioria das livrarias, fechando as portas. Se você ler algum livro do Buffett, verá que várias das empresas que ele já investiu, hoje nem existem mais.

Portanto, o maior benefício da diversificação é diluir o risco. A chance de você quebrar apostando tudo em um ou pouquíssimos investimentos é alta. Até mesmo a tão segura poupança, se você tivesse todo seu dinheiro nela em 1990, quando o governo Collor anunciou o confisco da poupança, estaria em maus bocados.

Abaixo, a relação entre risco e quantidade de ativos, formulado pelo economista ganhador do Nobel de Economia em 1990, Harry Markowitz.

Teoria de Markowitz – Fonte: site wrprates.com

Quando você diversifica seus investimentos, você dilui o seu capital em diversos ativos e diminui bastante o risco de grandes perdas. Mais importante do que ganhar dinheiro é não perder. Quando você não sofre grandes perdas, você continua no jogo e, com o tempo, seu capital vai crescendo e crescendo. Quando se arrisca demais e perde um capital importante, pode ser que aquele valor nunca mais seja recuperado.

E a diversificação não tem como benefício único a diminuição significativa dos riscos. Traz outras vantagens: aumenta as suas chances de possuir uma ou mais tenbaggers na carteira, pois isso só se acerta com “sorte”, não tem estudo nenhum no mundo que diga qual ação vai multiplicar diversas vezes o seu capital, e diminui bastante a sua preocupação com o mercado, pois não está concentrado em poucos ativos.

“Você não precisa ganhar dinheiro com todas as ações que escolhe. Em minha experiência, 6 entre cada 10 vencedores de um portfólio são capazes de produzir resultados satisfatórios.”

Peter Lynch. O Jeito Peter Lynch De Investir

Ademais, deve-se diversificar em classes de ativos: renda fixa, ações, fundos imobiliários, stocks (ações americanas), etc. e dentro das classes. Da pra ter umas 20-30 ótimas empresas no Brasil e mais umas 50, 60, ou mais, americanas, por exemplo. “Ah mas ai vou precisar de muito dinheiro!”. Você não precisa e nem deve comprar tudo de vez. Você deve comprar um ou dois ativos por mês. Isso é muito importante, pois acaba comprando tanto no mercado de alta quanto no de baixa.

Atenção!! Diversificar não significa sair investindo em qualquer me&#@. Dá para diversificar bastante com ótimos ativos. Basta estudar um pouco e saber escolher. Esse post pode te ajudar: Como analisar ações de uma maneira (bem) simples e eficaz.

Portanto, diversifique e sejaricovctb!


Dúvidas ou comentários? Pode escrever abaixo.

Um comentário em “O maior segredo dos investidores de sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s