A tara por dividendos. Você também só pensa naquilo?

O número de pessoas que entrou no mercado de ações em 2019/2020 mais do que triplicou em relação a 2018.

A maioria atraída por lucros rápidos, por enriquecimento a curto prazo e em busca dos dividendos.

Participo de alguns grupos de investidores, muitos novatos, e praticamente todos os dias leio coisas como: “mas essa empresa paga bons dividendos?”; “com os dividendos que essa empresa paga, em quanto tempo terei meu capital investido de volta?”; “alguém pode me passar a carteira recomendada de dividendos da corretora tal?”.

É um febre. Uma verdadeira tara por dividendos.

Mas será que as pessoas sabem como funcionam os dividendos e porque as empresas pagam?

Os dividendos (e, também, os juros sobre capital próprio – JCP) são uma forma de distribuição do lucro das empresas aos acionistas. A empresa pode usar o lucro para comprar novas máquinas, investir em novos produtos, adquirir outra empresa, etc., ou, se não tiver nada melhor para fazer, distribuir aos acionistas em forma de proventos.

O que talvez muita gente não saiba é que esse valor não é um dinheiro extra. Não aumenta o seu capital. O valor pago como dividendos diminui do valor da ação.

Como assim?

Suponha que você tenha, hoje, 100 ações ABCD3 a 20 reais cada. Patrimônio total de 2 mil reais. E a empresa vai pagar 2 reais de dividendos por ação.

Digamos que, amanhã, a ação ficou ex-dividendos (ou ex-JCP). Então, a ação já iniciará o pregão custando 18 reais. Com isso, seu patrimônio será de 1800 reais (100 x 18) mais 200 reais, que receberá de dividendos (100 x 2). Total de 2 mil reais.

Seu patrimônio não alterou nada, você não ganhou nada a mais por ter recebido os dividendos. Só um ganho psicológico de ver um dinheiro “extra” pingando em sua conta. O valor dos proventos sai do valor da ação.

Na verdade, se você usar os dividendos como uma renda extra, para gastos, ao invés de reinvesti-lo, o seu patrimônio tende a ser pior do que se não tivesse recebido os proventos. Pois os juros compostos incidirão sobre um valor menor. Usando o exemplo da ação a 20 reais que pagou 2 reais de dividendos: 1800 reais (100 ações a 18 reais) + 10% = 1980. Se não tivesse pago dividendos: 2000 reais + 10% = 2200.

qual a vantagem de comprar ações boas pagadoras de dividendos?

Eu não vejo vantagem nenhuma. Quando escolho minhas empresas para investir, nem olho se pagam dividendos ou não. Se pagar, beleza. Se não pagar, ótimo também. O meu objetivo não é receber dividendos. É investir em boas empresas.

Geralmente, empresas que pagam altos dividendos têm lucros (pelo menos enquanto pagam), afinal, dividendos são distribuição dos lucros, mas não têm mais como crescerem tanto. Não investem no próprio negócio.

Empresas em crescimento, que precisam investir no negócio e fazê-lo crescer, preferem usar o dinheiro em caixa para reinvestir. Amazon e Google, por exemplo, não distribuem dividendos. Outras, como Apple, Weg e Lojas Renner pagam dividendos irrisórios. E todas elas tiveram crescimento espetacular nos últimos anos. Já a Oi, sempre (quando tinha lucros) pagou dividendos altíssimos, e pesquise o que aconteceu nos últimos 10-12 anos.

Isso quer dizer que empresas que pagam dividendos são ruins?? Não! Não quer dizer nada disso. O setor de bancos e elétricas, por exemplo, tem muitas empresas boas e que pagam altos dividendos. Mas, geralmente, são empresas mais estáveis, maduras, e não têm espaço para crescerem tanto.

O que quero dizer é que você não deve escolher empresas apenas por que pagam dividendos. Na verdade você nem deve olhar isso. Se pagar, ok. Mas isso não deve estar entre os seus critérios de análise e escolha. Não são, necessariamente, empresas boas ou seguras.

Tire o foco dos dividendos, procure e analise boas empresas para investir olhando outras variáveis (como analisar ações para investir de maneira simples e eficaz). Se for boa e ainda pagar dividendos, ótimo. Se for uma empresa com foco no crescimento e, por isso, não paga dividendos, o retorno ao acionista virá de outra forma.

Faça isso e sejaricovctb!


Dúvidas ou comentários, fique à vontade para escrever abaixo. E se gostou, compartilhe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s