Qual é a sua Única Coisa?

Descubra porquê saber o seu propósito e prioriza-lo levam à produtividade

Essa pergunta está na contracapa do EXCELENTE livro A Única Coisa, dos autores Gary Keller e Jay Papasan.

Sempre antes de comprar um livro, costumo ler a contracapa e procurar alguns comentários e opiniões a respeito. Li diversas críticas elogiosas sobre A Única Coisa, mas não imaginava que seria um livro que iria me tocar tanto e “abrir meus olhos” como ele fez.

Uma coisa que eu sempre costumo dizer é que um livro é bom ou ruim dependendo de quem lê e do momento que lê. Comigo, ele encontrou a pessoa certa no momento certo. Realmente eu estava precisando dessa “aula”.

A Única Coisa não é um livro para se ler e depois colocar numa estante para virar decoração. É um livro para estudar, refletir e, principalmente, aplicar os conhecimentos adquiridos na leitura.

O livro é curto, de leitura fluida e de linguagem simples, e divide-se em três partes:

  • As Mentiras: Elas induzem ao erro e desviam do caminho.
  • A Verdade: O caminho simples para a produtividade.
  • Resultados Extraordinários: Explorando as possibilidade que há dentro de você.

É um livro que trata, essencialmente, de foco, propósito, prioridade e produtividade. Ensina, também, a concentrar sua energia naquilo que é importante e a evitar distrações que aniquilam a sua produtividade.

Mas afinal, o que é a Única Coisa?

Não importa o objetivo, não importa o destino, a jornada para qualquer coisa que você queira começa sempre com um único passo. Esse passo se chama a Única Coisa.

Esse trecho, tirado da contracapa do livro, define a Única Coisa, de acordo com os autores.

Vou tentar definir de um modo mais visual: todo mundo já deve ter visto aquela “brincadeira” de alinhar várias peças de dominó e, derrubando a primeira peça, todo o resto cai em sequência até derrubar a última peça.

Nesse jogo, uma peça consegue derrubar a peça seguinte mesmo ela sendo até 50% maior que a anterior. Ou seja, você consegue alinhar peças maiores em sequência, começando com uma bem pequena até derrubar uma peça gigante no final.

Essa primeira peça pequena é como se fosse o seu único passo. É por onde você precisa iniciar. É aquela mais importante, que precisa da sua ação para derrubar. O resto vai caindo em sequência com esforço menor do que o que foi para começar. Com um pequeno passo, você consegue chegar a objetivos grandes.

Você pode, e deve, pensar grande. Mas deve estreitar o foco e começar pequeno. Na verdade, essa é única maneira de dar certo. Quando você pensa grande e já foca no resultado final, em coisas maiores, isso te impede de começar e de continuar, por ser muito mais difícil derrubar a peça grande. Você só se interessa por aquilo que quer, desde que comece pequeno e concentrado no primeiro passo. E esse é o mais importante.

Descobrindo a sua Única Coisa na prática

Seu primeiro desafio é saber o que você quer. Qual é o seu objetivo? Qual é o seu propósito? Qual é a sua Única Coisa? Pode pensar grande, pode pensar num objetivo para médio prazo, mas você tem que descobrir o que te fará uma pessoa realizada.

Depois, você deve reduzir o foco e pensar no agora. Qual é o primeiro passo? O que você precisa fazer? A pergunta de foco do livro é: “Qual é a Única Coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, todo o resto se torne mais fácil ou desnecessário?. Ou seja, qual é a primeira peça do seu dominó que você precisa derrubar para que, naturalmente, as coisas fluam ao encontro do seu objetivo?

E não adianta apenas saber a resposta. Você precisa agir. Você precisa trocar o que você poderia fazer pelo que você precisa fazer.

A junção de propósito com prioridade e ação sempre resulta em produtividade e resultados.

Mas essa tarefa não é fácil e exige muito esforço e técnicas ensinadas no livro, e precisa ser feito até se tornar um hábito.

Ou você se esforça e começa isso já, ou vai envelhecer e viver uma vida cheia de arrependimentos.

Quando as pessoas olham para trás, as coisas que geram maior arrependimento são as que elas não fizeram… As ações das pessoas podem ser incialmente problemáticas; suas inações é que lhes provocam sentimentos de arrependimento mais duradouros”

Gilovich e Medvec


Enfim, fiz apenas um resumo da essência do livro. Nele você vai encontrar muitas outras abordagens, técnicas, ensinamentos mais profundos e, principalmente, conhecimentos que se aplicam a todas as áreas da sua vida, da saúde aos negócios.

Se você está precisando achar o seu propósito ou se já sabe, mas precisa prioriza-lo para evitar frustrações e arrependimentos futuros, esse é o livro certo.

Não deixe de ler!!


Compartilhe esse artigo com quem você acha que precisa ler essa mensagem e se quiser comentar sobre o livro ou tirar alguma dúvida, fique à vontade para fazer comentários.

Aproveite e siga o insta @sejaricovctb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s